WTM Latin America: segundo dia do evento é marcada por painéis sobre tecnologia, lançamentos e premiações
No segundo dia, a WTM Latin America 2024 seguiu com corredores movimentados, muitas reuniões de negócios, apresentação de novidades e programação concorrida dos três teatros temáticos. Entre os principais destaques, estão:
Afroturismo SP
A Secretaria Estadual de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo lançou o guia “Afroturismo SP: 10 Roteiros e Atrativos Turísticos no Estado de São Paulo”. O secretário Roberto de Lucena comemorou o lançamento e o fato de o estado ter se tornado referência para o segmento. Tania Neres, Coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur disse estar feliz ao ver que São Paulo enxergou o potencial do segmento. “Nós existimos, mas não aparecíamos. E agora não desapareceremos nunca mais”, destacou.
Solange Barbosa, secretária de turismo de Paraibuna e precursora do Afroturismo paulistano com a Rota da Liberdade, afirma que o lançamento dos roteiros é um grande passo para o mercado. “São Paulo é o maior estado do Brasil e abriga a maior população negra do país que merece ter o seu trabalho visto, respeitado e valorizado. O Afroturismo de São Paulo é uma potência e está presente em todo o estado em diferentes modalidades e interfaces” disse.
Gestão de Dados
A importância da gestão de dados para entender o comportamento dos viajantes foi o tema debatido no palco do teatro Technology, em painel conduzido por Jucelha Carvalho, CEO da Smarttou Brasil, e Fernando Tanaka, CEO da Chalinga Online Travel Agency.
Os especialistas apontaram que, em pouco tempo, o turismo saltou da ausência de dados para o excesso de dados. “Até 2018 era muito difícil falar de dados no turismo. As decisões eram feitas no achismo. Agora, em 2024, o turismo vivencia um momento de gerir essas informações”, observa Jucelha, pontuando que a inteligência artificial é uma aliada importante para as análises. “Dados sem inteligência são informações soltas”, constata.
Festival de Inverno de Bonito
Autoridades fizeram o lançamento oficial do Festival de Inverno de Bonito, marcado para acontecer entre 21 e 25 de agosto deste ano, com programação musical, artística e cultural.
“O evento já acontece há 22 anos, mas conseguimos antecipar a programação para lançamento na principal feira de turismo da América Latina”, comemorou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS).
O lançamento foi prestigiado por Bianca Pizzollito, head da WTM Latin America, e contou com a presença de Marcelo Miranda, Secretário de Turismo do Mato Grosso do Sul; Juliane Salvadori, Secretária de Turismo de Bonito; e Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.
Viralizando destinos
Felipe Tufiño, Senior Business Executive Travel Team no Tik Tok, e Naomy Góes, Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Tik Tok, deram dicas de uso do aplicativo para vender mais.
Naomy afirma que “o aplicativo tem muito poder para viralizar e influenciar na oferta e demanda de destinos, hotéis, atrativos. Estamos observando muitos cases de marcas que começaram a usar o Tik Tok de modo estratégico e viram seus destinos e produtos viralizar e a demanda aumentar”, disse.
Felipe ensina que há duas coisas que são mais importantes na hora de usar o Tik Tok: frequência e qualidade do conteúdo. “É preciso usar com frequência, publicar sempre. E não existe um horário melhor para publicar, como acontece em outras plataformas. O segmento de viagem é uma das principais categorias do Tik Tok, que é bastante usado para dicas, tendências e experiências de viagens”, destacou.
Insights Google
Você sabe o que é On Stop Travel? Essa e outras chaves para ter sucesso em um mercado cada vez mais digital deram o tom da palestra “Insights Google: Incrementando Performance” que foi comandada por Daniel Wilke, Senior Business Travel Team no Google.
O especialista explicou que On Stop Travel representa um conceito importante no mercado contemporâneo: embalar e vender o máximo de produtos possíveis dentro do seu ambiente digital. Em outras palavras, além de vender apenas o aéreo, venda o aéreo mais o hotel, mais o restaurante, mais o passeio. Embale o máximo de produtos possíveis”, orienta.
Daniel revelou alguns dados para fundamentar a sua palestra. “No final de 2022, 80% das casas brasileiras contavam com internet; 71% com banda larga. As pessoas estão comprando cada vez mais via e-commerce. Por isso é importante oferecer informação para que os clientes se sintam seguros de comprar online. A informação é o feijão com arroz”, diz o especialista.
“Turismo Responsável: resultados que inspiram”
O teatro Transformation foi cenário para o lançamento do livro “Turismo Responsável: Resultados que Inspiram”, elaborado pelo Instituto Vivejar com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Ministério do Turismo. A publicação traz informações práticas de dez cases selecionados que exploram a diversidade de gênero, raça, geográfica e de modelos de negócios: Mova Experiências (MA), Hostel da Milla (AM), Dharma Turismo (SP), Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE (SP); Engenho Triunfo (PB); Godwana Brasil (PR); Braziliando (RJ), Preserve Pipa (RN); Ubuntu Ecoturismo (SC); e Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte.
Viagens Inclusivas
Na palestra “O Futuro das Viagens: Personalização, Diversidade e Regeneração”, a palestrante de Comunicação Inclusiva e Associated Lead Analytical no Google, Samantta Neves, e Alex Bernardes, Diretor Geral da feira LGBT+ Turismo Expo, foram simples, pedagógicos e esclarecedores sobre o tema.
A comunicação inclusiva é determinante para conquistar ou perder clientes, diz Samantta, que compartilhou algumas dicas para melhorar a experiência. “Faça com que todos se sintam parte do ambiente. Cultive a empatia e a escuta ativa, celebre a diversidade, combata os preconceitos e discriminação e assuma o protagonismo para inspirar outras pessoas a respeitar e valorizar a diversidade”.
Alex destacou que é fundamental que o trade turístico amplie a consciência sobre diversidade e esteja cada vez mais capacitado para acolher bem a todas as pessoas e ser competitivo no mercado global. E ensinou: “Aja com cortesia, respeito e naturalidade; não olhe demais quando vir uma pessoa gay ou trans se aproximando; não exagere no atendimento nem force uma intimidade; não passe outras pessoas na frente nem faça piadas ou comentários preconceituosos”, orientou o especialista.
Brasil-Cuba
A WTM Latin America é palco de muitos acordos e parcerias para a promoção do turismo nacional e internacional. Neste segundo dia feira, a agência Mais que Viagens, de Maricá (RJ), assinou um acordo de colaboração com a agência Amistur, do ministério do Turismo de Cuba.
Assim, a agência de viagem brasileira se tornou a primeira do país chancelada pelo governo cubano. Gabriela Siqueira, CEO da agência Mais que Viagens, diz que “Cuba é um destino magnífico, com potencial turístico imenso e muito inexplorado pelos brasileiros. Esse acordo de cooperação é muito importante. O nosso objetivo é levar mais brasileiros para conhecer Havana, os cais, as ilhas… É um país fascinante e acolhedor”.
Alfredo Mateo Díaz Fuentes, Diretor Geral da Amistur, do ministério de Turismo de Cuba, considera que o acordo é muito importante para potencializar o intercambio turístico entre os dois países. “Estamos muito felizes com esse convênio de colaboração entre Cuba e Brasil. É um turismo entre amigos, unindo a potencialidade brasileira e cubana para se ajudar ambos na área de saúde, educação, agricultura e turismo. Esse intercâmbio com a agência de Maricá (RJ) é muito importante para o Brasil e Cuba”.
Brasil – Jordânia
A Jordania recebeu quase 15 mil brasileiros em 2023 e quer atrair mais visitantes latino-americanos nos próximos anos. Entre os argumentos estão a história única, aliada a paisagens, experiências e religião, além da atuação do rei Abdullah II bin Al-Hussein, governante do país. Em sua primeira participação como expositora na WTM Latin America, a Jordânia trouxe 10 co-expositores para demonstrar o potencial turístico e fazer negócios com compradores da América Latina.
Prêmio de Turismo Responsável
Como já é tradicional, o segundo dia da WTM Latin America foi marcado pela entrega do Prêmio Turismo Responsável, criado para reconhecer os avanços, abrir espaço para a replicação de cases de sucesso e a construção conjunta de um mundo mais sustentável.
No palco de um auditório lotado, Gustavo Pinto, especialista em turismo responsável e coordenador do prêmio, comemorou 158 projetos inscritos, um aumento de quase 200% na comparação com a edição anterior. “Isso prova que o turismo responsável está cada vez mais forte em nosso continente”, pontuou o organizador do prêmio.
Programação noturna
Na noite de ontem, a programação se estendeu com três programações organizadas por diferentes destinos participantes da WTM Latin America. Um animado show musical foi oferecido pelo estado de Goiás para comemorar o dia produtivo de reuniões.
“Depois de prestigiar quem sabe fazer negócios com uma comitiva de 30 empresários a noite goiana celebrou o nosso jeito de ser ao som do sertanejo Bruno, da dupla Bruno e Marrone”, afirmou Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo. O Egito ofereceu um jantar para convidados que puderam experimentar a gastronomia típica no estande do país africano.
No restaurante Lassu, hosted buyers da WTM Latin America participaram do Networking Dinner, que apresentou os estados do Ceará, Pernambuco e Bahia como portas de entrada para o Brasil. O encontro exclusivo realizado em parceria com a B2Live reuniu Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará; Eduardo Loyo, secretário de Turismo de Pernambuco; e Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Secretaria de Turismo da Bahia, que promoveram o Nordeste aos compradores internacionais. O Networking Dinner foi apontado pelas lideranças como chave para promover o Nordeste de modo integrado.
Rede Vila Galé
A rede Vila Galé de Hotéis realizou uma programação paralela na manhã do segundo dia de evento: uma coletiva reuniu jornalistas brasileiros, europeus e latino-americanos no Vila Galé Paulista sob o comando de Jorge Rabelo de Almeida, presidente e fundador da rede hoteleira que tem 44 hotéis em operação no Brasil, em Portugal, Cuba e na Espanha.
Rabelo de Almeida destacou a proposta do Vila Galé Nep Kids, conceito inovador de hotelaria em Portugal que inverte a lógica e só aceita adultos acompanhados por crianças e afirmou ter grandes ambições para o Brasil e para Cuba, onde a rede inaugurou o resort Vila Galé Cayo Paredón, em outubro de 2023. “Estamos trabalhando para incentivar a criação de um voo direto entre o Brasil e Cuba”, disse.
Rota da Diversidade
A Rota da Diversidade conta com um selo especial que serve para identificar 20 organizações públicas e privadas, selecionadas entre as inscritas, e que são idealizadoras e detentoras de projetos inovadores nas temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.
O projeto, lançado no primeiro dia da WTM Latin America 2024, vem funcionando como um guia, dentro do evento, para aqueles que buscam iniciativas que promovam a diversidade em seus produtos e iniciativas.
Parabéns!