turismo-inovador-2024-rede-basil-inovacao-ecossistema-startups-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-abav-feira-brasilia-df-expositores-4
turismo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cnc-senac-abav-embratur-rock-in-rio-rio-janeiro-shows-ingressos-2
rede-brasil-inovador-2024-gramado-summit-punta-del-leste-uruguai-venture-capital-inovacao-innovation-trends-ecossistema-startup-ia-ai-esg-hub-cni-cna-cnc-cnt-ntc-sebrae-ceo-3

Reunião do Conselho Curador do Visit Rio apresenta resultados do primeiro trimestre de 2024

Reunião do Conselho Curador do Visit Rio apresenta resultados do primeiro trimestre de 2024

Reunião do Conselho Curador do Visit Rio apresenta resultados do primeiro trimestre de 2024

Encontro foi realizado no Sheraton Rio e recebeu convidados para apresentar avanços no turismo carioca

O Conselho Curador do Visit Rio Convention Bureau se reuniu nesta quarta-feira (15) para aprovar as contas de 2023 e apresentar os resultados das ações em prol do turismo carioca no primeiro trimestre de 2024. Entre os destaques estão o reposicionamento da marca Visit Rio no mercado, as parcerias estratégicas com órgãos governamentais e o aumento na captação de mantenedores e grandes eventos internacionais. O encontro contou com a presença de convidados, que apresentaram novidades sobre iniciativas para o setor e avanços na malha aérea.

“Mais do que resultados, o que apresentamos são sinais de que estamos no caminho certo para aumentar a visibilidade do nosso destino. A nova marca, sem dúvida, é o nosso grande destaque e tem contribuído significativamente para os resultados positivos alcançados até agora”, afirmou Luiz Strauss, presidente do Conselho Curador do Visit Rio.

O Visit Rio apresentou um aumento de 75% na captação de mantenedores no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, destacam-se iniciativas realizadas em colaboração com órgãos públicos, como o desenvolvimento de press trips em parceria com a Embratur e o treinamento oferecido a profissionais do turismo em conjunto com a Riotur. A captação de grandes eventos foi outro destaque apresentado. No primeiro trimestre, a Fundação contabilizou resultados significativos, como o Salão Nacional de Turismo 2024 e World Customs Organization Technology Conference & Exhibition (WCO 2024), maior evento da Organização Mundial das Aduanas.

A mobilização de esforços com atores do setor para prorrogar a isenção do visto para americanos, australianos e canadenses também foi ponto da pauta do encontro.

Os resultados dos investimentos em marketing B2C foram apresentados por Ronaldo Porto, que comemora um crescimento de 30% no número de visitantes do site em comparação a janeiro deste ano. O Instagram, rede priorizada neste primeiro momento, apresentou crescimento de 250% em número de seguidores e em mais de 3.500% em tráfego orgânico. Especialista responsável pela área, Porto ainda exibiu os os resultados da ação em inédita realizada em fevereiro deste ano com a Rio Carnaval. A iniciativa, com objetivo de promover a festividade carioca levou 250 influenciadores para a Sapucaí ao longo dos cinco dias de desfile, e alcançou 45 milhões de pessoas. Apenas durante esse período, o perfil do Instagram do Visit Rio apresentou um crescimento de 30% na base de seguidores.

Boas novas para o setor

O encontro também contou com a presença de Patrick Fehring, diretor de negócios aéreos do RIOgaleão e conselheiro do Visit Rio, que apresentou os impactos na malha aérea após a medida que restringiu os voos no Santos Dumont, com o objetivo de equilibrar a demanda entre os dois terminais aéreos cariocas. Atualmente, o RIOgaleão opera com 26 destinos domésticos e 24 destinos internacionais, com crescimento de 152% e 35% em assentos domésticos e internacionais, respectivamente, comparando com o primeiro trimestre de 2023. O especialista também destacou a importância das companhias aéreas low cost regionais, como a Jet Smart, representando a segunda maior companhia em relação ao número de passageiros internacionais em operação no terminal. Por fim, ele apresentou as prospecções em curso e as janelas de oportunidade para ampliação de negócios no terminal.

Outro convidado foi Otavio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ. Ele comentou sobre o compromisso da Fecomércio com o fomento do turismo carioca e explicou sobre o termo assinado em parceria com o Visit Rio em março deste ano. A iniciativa consiste em ampliar a captação de eventos nas áreas de inovação e tecnologia, técnico-científicos, esportivos e corporativos por meio da expansão do time MICE do Visit Rio.