turismo-inovador-2024-rede-basil-inovacao-esg-ia-cnc-abav-feira-ebs-mice-sao-paulo-sp-expositores-aldo-rosa-16
TERESINA
turismo-inovador-2024-rede-basil-inovacao-ecossistema-startups-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-abav-feira-brasilia-df-expositores-4
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

Produtora de azeites do Brasil vence prêmio de melhor do mundo em 2023 – e você pode visitar a fazenda!

Produtora de azeites do Brasil vence prêmio de melhor do mundo em 2023 – e você pode visitar a fazenda!

Com poucos anos no mercado, a produtora de azeites”O Sabiá” está orgulhando o setor no Brasil. A empresa foi considerada a melhor do mundo em 2023, no concurso italiano Lodo Guide, em Gênova! A premiação é a mais antiga do mundo, com 32 anos, e reconhecida com uma das mais importantes no setor de azeites de oliva extravirgens do planeta. E o melhor: a empresa tem um programa de turismo, com visitas guiadas à sua fazenda, em Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha a Campos do Jordão.

É a primeira vez que uma empresa brasileira leva o título! E somados a esse, O Sabiá possui mais 81 prêmios internacionais, com apenas 3 anos de vida. Foram avaliados no total 809 azeites de 25 países diferentes. A produtora do casal Bob Costa e Bia Pereira disputou o prêmio na categoria “produtora do ano” – a mais importante – com outras duas das mais tradicionais e aclamadas marcas italianas, a Marfuga (1817) e a Frantoi Cutrera (1906).

Representantes do Lodo Guide destacaram que “mais uma vez, este ano, o azeite Sabiá criou verdadeiras obras-primas”. “É uma enorme felicidade para toda a equipe do Sabiá o reconhecimento do nosso trabalho. Fazemos com muita dedicação, sempre em busca das melhores práticas, para fazer um azeite de excelência. Ficar ao lado de empresas com mais de 100 anos de excelência já foi um feito e tanto, ganhar então, nem se fala”, disse Bia.

Turismo na fazenda

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o azeite, é possível fazer uma visita guiada à Fazenda da produtora, localizada em Santo Antônio do Pinhal, a cerca de 2h da capital paulista. Lá, uma equipe de “Master em Azeites” recebe os visitantes para uma viagem ao mundo da olivicultura, desde a plantação de oliveiras e os estágios das plantas até o processo de extração do azeite, além de uma degustação com diversos tipos, apresentando os sabores, aromas e apontando as características de cada um.

Você poderá também conhecer uma oliveira de 300 anos plantada por espanhóis no Uruguai e que está na Fazenda do azeite Sabiá, caminhar pelo meio das árvores, aprender sobre o cultivo e esclarecer dúvidas sobre o mundo das olivas, tudo isso em meio à bela paisagem da Serra da Mantiqueira.

A fazenda fica aberta ao público às quintas, sextas, sábados e domingos, das 9:30 às 17h. Visitas guiadas podem ser feitas às 10h, 11h30, 14h30 e 16h e o valor da experiência com degustação é R$ 59,00 – crianças até 12 anos e idosos com mais de 80 não pagam. As reservas são feitas pelo site.

Mais prêmios

Além da produção em Santo Antônio do Pinhal, há outra em Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul. O azeite tem sido destaque pela safra de 2023, com mais de 20 prêmios e alguns recordes. Além do Lodo, outros três títulos foram conquistados nessa semana no New York International Olive Oil Competition (NYIOOC): o Blend de Terroir e o rótulo de Arbequina foram ouro, e o Koroneiki prata. Em março, ficou entre os 10 Melhores Azeites do Mundo no espanhol EVOOLEUM Awards, conquista inédita para um azeite brasileiro e em julho, o azeite foi o melhor três vezes em mais dois dos mais relevantes concursos: os italianos Leone D’Oro International e o EVO IOOC.

Os produtos estão disponíveis para compra no site oficial, a partir de R$ 94.


https://www.melhoresdestinos.com.br