TERESINA
turismo-inovador-2024-rede-basil-inovacao-ecossistema-startups-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-abav-feira-brasilia-df-expositores-4
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

Floripa Conecta vai reunir inovação, gastronomia e turismo em mais de 120 eventos em agosto

Floripa Conecta vai reunir inovação, gastronomia e turismo em mais de 120 eventos em agosto

O Floripa Conecta é um movimento de economia criativa que acontece no mês de agosto em Florianópolis (SC). O lançamento da terceira edição aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), com a apresentação dos mais de 120 eventos que serão realizados na capital catarinense de 1 a 31 de agosto. A programação completa pode ser conferida no site.
.
Por ocasião do aniversário de 350 anos de Florianópolis em 2023, o Floripa Conecta terá sua programação estendida, de 10 dias para um mês inteiro de eventos que vão movimentar a cidade em diferentes setores. Turismo, gastronomia, tecnologia e inovação são os principais pilares do movimento que, dentre as novidades, trará a primeira edição do Festival Bom Gourmet em Florianópolis.

O Floripa Conecta nasceu em 2019 inspirado no festival South by Southwest, o SXSW, maior evento de tendências em inovação, tecnologia, música e cinema do mundo. Nele, Austin, no Texas (EUA), recebe eventos diversos de segmentos diferentes, transformando a cidade num grande evento que atrai turistas e promove a economia local.

A iniciativa de realizar um movimento semelhante na capital catarinense partiu da união de entidades públicas e privadas, dentre elas o SEBRAE-SC, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), CDL Florianópolis, Associação Catarinense de Tecnologia e a prefeitura da cidade.
.
Segundo o executivo do Floripa Conecta, Thaynan Mariano, o objetivo do evento de Florianópolis é unir turismo e tecnologia para a promoção de diversas vertentes da economia criativa da capital catarinense. Um dos principais resultados da edição de 2022 foi o aumento significativo da taxa de ocupação da rede hoteleira em agosto, mês de baixa temporada para a cidade.

“Outros resultados são, num primeiro momento, intangíveis, mas que se tornam tangíveis quando pensamos que, a cada ano, cresce o número de eventos e a conexão entre diferentes segmentos da nossa economia. Dessa forma, estamos movimentando o mês de agosto de uma forma que nunca foi feita em toda a história de Florianópolis”, pontua Mariano.

Um dos destaques deste ano é a 6ª edição do Startup Summit, um dos principais eventos nacionais para empreendedores, investidores, gestores de pequenos negócios e de grandes empresas e agentes da inovação no Brasil. Realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), o evento acontece de 23 a 25 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo site. A expectativa deste ano é que o Startup Summit atraia mais de 10 mil pessoas, o dobro da edição de 2022.

Também para discutir empreendedorismo e inovação, o Floripa Conecta contará com o Inova+Ação, evento da CDL Florianópolis que acontece no dia 11 de agosto para discutir liderança, network, experiência do cliente e outros temas. Serão mais de 30 palestras e mentorias em 11 horas de imersão.

Festival Bom Gourmet
Outro pilar do Floripa Conecta é a gastronomia. Florianópolis é uma das quatro cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO como cidade criativa da gastronomia, ao lado de Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Parati (RJ).

Para celebrar ainda mais a gastronomia local, o Festival Bom Gourmet chega pela primeira vez à capital catarinense dentro da programação do Floripa Conecta, reunindo mais de 15 restaurantes que passarão a ofertar menus completos e exclusivos, a preços especiais, de 18 de agosto a 10 de setembro.

Realizado pela editoria Bom Gourmet da PinÓ, spin-off da Gazeta do Povo, o festival já é uma tradição em Curitiba, com mais de uma centena de restaurantes participantes em suas 17 edições. Porto Alegre é a segunda cidade brasileira a receber o formato exclusivo e, agora, o festival aterriza também em Florianópolis.


https://www.gazetadopovo.com.br