TERESINA
turismo-inovador-2024-rede-basil-inovacao-ecossistema-startups-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-abav-feira-brasilia-df-expositores-4
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon

Festival das Cataratas: Otimismo dá o tom da abertura da 19º edição

Festival das Cataratas: Otimismo dá o tom da abertura da 19º edição

Otimismo dá o tom da abertura do 19º Festival das Cataratas

Cerca de mil pessoas acompanharam nesta quarta-feira (5), no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), a abertura do 19º Festival das Cataratas. O evento, considerado um dos maiores do gênero no Brasil, segue com intensa programação até sexta-feira (7). Nos discursos das autoridades, prevaleceu o tom de otimismo em relação ao setor, que é responsável por aproximadamente 8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O ministro do Turismo, Celso Sabino, por exemplo, lembrou que o Brasil foi recentemente eleito pela Revista Forbes como o melhor país do mundo para se fazer ecoturismo e também destacou duas leis aprovadas pelo Senado (a Lei da Embratur e a Lei Geral do Turismo) que devem “trazer uma série de vantagens para todos os empreendedores que vivem o turismo”. Sabino ainda aproveitou o Dia Mundial do Meio Ambiente para reforçar o compromisso do setor com as questões relacionadas à sustentabilidade.


Quem também trouxe boas notícias foi o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes. “Neste ano, vamos chegar a 10 mil empregos gerados na cadeia do turismo do Paraná”, afirmou, além de citar os programas Paraná Mais Eventos, Paraná Turismo Mais Infraestrutura e Paraná Mais Viagem como importantes iniciativas para incrementar a atividade turística no Estado. O anfitrião da noite, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou as belezas naturais da região. “Não temos palavras para descrever o nosso ‘quintal’ (fazendo alusão às Cataratas do Iguaçu). Queremos que vocês façam negócios, interajam, confraternizem, mas, sobretudo, nossa maior intenção é encantá-los com o que vemos todos os dias”. Já o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, pontuou que o turismo é uma das prioridades da atual gestão e que, neste momento de retomada nacional com o aumento real da renda e a redução do desemprego, o consumo aumenta naturalmente e, com isso, o turismo “tem um horizonte gigantesco”. Ele também adiantou que a hidrelétrica irá transformar, em breve, o Lago de Itaipu em um grande espaço para a exploração do turismo.

Acordo e Título de Utilidade Pública

Durante a abertura do Festival das Cataratas, o Instituto Idestur – por meio da diretora Mayara Angeli – recebeu das mãos do deputado estadual Denian Couto o Título de Utilidade Pública, concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O instituto sem fins lucrativos tem como objetivo desenvolver projetos estratégicos nas áreas de turismo, inovação, tecnologia, meio ambiente, esporte e cultura.

A noite também marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica, científica e cultural entre o Viaje Paraná e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os dois primeiros projetos que serão conduzidos juntos serão um estudo para a implantação do tax free no Paraná e um estudo que envolve o setor náutico.

Exemplo para os países vizinhos

A vocação turística que o Brasil possui foi elogiada pelas autoridades paraguaias presentes na solenidade. O governador de Alto Paraná, César Landy Torres, disse que o país tem muito a aprender com o Brasil e que investir no setor pode “ajudar no desenvolvimento e na geração de empregos de uma nação”. Já a ministra do Turismo do Paraguai, Angie Melillo, compartilhou que está trabalhando para mostrar que o Mercosul é importante para o desenvolvimento dos países. “Não temos que competir entre nós, mas sim trabalhar unidos para conseguir grandes coisas”. Como exemplo de trabalho conjunto, ela citou a Itaipu, que está completando 50 anos de fundação este ano. “Quando o povo se une, pode construir tudo”. A mesa de honra também contou com a presença das seguintes autoridades: Ary Bitencourt, vice-presidente da Fecomércio; José María Arrúa, ministro de Turismo de Misiones; Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu; Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Professor Irineu Colombo, diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI); e Augusto Stein, gerente Regional Oeste do Sebrae Paraná.