turismo-inovador-2024-rede-basil-inovacao-ecossistema-startups-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-abav-feira-brasilia-df-expositores-4
turismo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-aldo-rosa-ceo-palestrante-cnc-senac-abav-embratur-avirrp-feira-ribeirao-preto-sao-paulo
turismo-inovador-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-ecossistema-startups-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cnc-senac-abav-embratur-rock-in-rio-rio-janeiro-shows-ingressos-2

Cidadania portuguesa permite isenção de visto para os Estados Unidos

Cidadania portuguesa permite isenção de visto para os Estados Unidos

Cidadania portuguesa permite isenção de visto para os Estados Unidos

Especialista explica o benefício e conta quais outros países também fazem parte do programa

Viajar para os Estados Unidos é um sonho para muitos brasileiros, mas a necessidade de obter um visto americano pode ser um obstáculo importante no momento de realizar essa meta. Para aqueles que possuem cidadania de países da União Europeia, no entanto, o desafio fica mais fácil de ser transposto. Isso porque a obtenção da cidadania europeia oferece a vantagem de isenção de visto para o país norte-americano, facilitada através da Autorização de Viagem Eletrônica (ESTA). O benefício é um atrativo adicional para imigrantes brasileiros que consideram a obtenção da dupla cidadania em um país europeu como Portugal.

De acordo com Patricia Valentim, administradora de empresas com MBA em marketing e diretora executiva da CV Assessoria Internacional, empresa especializada em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, a cidadania europeia não só proporciona maior mobilidade e acesso a mais de 180 países sem a necessidade de visto, mas também simplifica bastante a entrada nos Estados Unidos através do programa ESTA. “Para os brasileiros que buscam novas oportunidades, esta é uma vantagem considerável na hora de decidir por dar entrada em sua dupla nacionalidade”, conta.

Além da facilidade, desde maio de 2023, todas as restrições de viagem impostas pela pandemia de Covid-19 foram revogadas. Cidadãos portugueses não precisam mais apresentar comprovativo de vacinação para entrar nos Estados Unidos. Os viajantes que se ausentam do país são incentivados a registrar suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”. Ele é voluntário e gratuito, facilitando a ação das autoridades portuguesas em situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro. A aplicação permite receber informações sobre as condições de segurança, acesso aos contatos das representações diplomáticas e consulares de Portugal, além de conexão direta ao Gabinete de Emergência Consular.

“Para brasileiros com cidadania polonesa, portuguesa, espanhola ou lituana, a entrada nos EUA é facilitada pela ESTA, essa autorização digital simples pode ser obtida em até 72 horas”, explica a especialista. Essa autorização permite uma estadia de até 90 dias e tem validade de dois anos. O processo é rápido e eficiente, eliminando a necessidade das complexas etapas de obtenção do visto americano.

Desde 2019, cidadãos poloneses podem entrar nos EUA sem visto, apenas com a ESTA. O passaporte polonês permite entrada livre em 182 países, tornando-o um dos mais poderosos do mundo. Além dele, desde 1999, Portugal faz parte do Programa de Isenção de Visto dos EUA, permitindo que cidadãos do país usufruam da estada do turista, além da possibilidade de obter o visto E-2 para negócios, facilitando ainda mais a mobilidade. Outras nacionalidades que se beneficiam do ESTA são a espanhola e a italiana. Por fim, a Lituânia permite que seus cidadãos viajem para o país norte-americano sem a necessidade de visto tradicional.

“Para brasileiros que ainda não possuem cidadania portuguesa, a CV Assessoria Internacional oferece serviços especializados para facilitar a obtenção da dupla nacionalidade. Com a cidadania europeia, é possível acessar uma gama de benefícios, incluindo a facilidade de viajar para os Estados Unidos com menos burocracias”, conclui Patricia, destacando que a obtenção da cidadania europeia abre portas para uma maior mobilidade internacional.

Sobre Patricia Valentim

Administradora de Empresas com MBA em Marketing pela FGV/SP, Patricia possui uma vasta experiência de mais de 25 anos nos mercados financeiro, administrativo e de gestão de negócios no Brasil. Ao longo de sua carreira, trabalhou em renomadas multinacionais, como o Grupo Pão de Açúcar, Fic (Financeira do Itaú em parceria com o Grupo Pão de Açúcar), Carrefour, MFS – Mobile Financial Services (uma joint venture da Mastercard e Vivo) e a Mais Solution Group. É fundadora e diretora executiva da CV Assessoria Internacional.

Sobre a CV Assessoria Internacional

A CV Assessoria Internacional é uma empresa especializada em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, fundada com o objetivo de auxiliar seus clientes a concretizar seus sonhos de trabalhar, investir ou residir no exterior.