Em sua sétima edição, material aborda cenário de investimentos em startups brasileiras, dados de empregabilidade e diversidade. Foto: divulgação

Mapeamento de Ecossistemas da Abstartups detalha dados da região Norte e Nordeste

Associação Brasileira de Startups (Abstartups) lançou no fim de 2024 a sétima edição do Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups. O documento é um dos principais estudos com dados sobre o segmento de startups, seguindo com o compromisso de compreender e mostrar como está a realidade das startups dentro do cenário brasileiro, dando visibilidade dentro do mercado e também mostrando as atuais dores.

Dentre os principais destaques estão os setores com mais startups: em primeiro lugar ficam as edtechs, com representatividade de 10,1%, seguida pelas fintechs (9,7%) e techs (9,2%). Soluções para outras empresas são maioria: 82,7% possuem foco B2B ou B2B2C. Quanto ao nível de maturidade, 29,9% estão em fase de tração, 25,1% de operação e 20,7% de validação.

Um grande desafio dos últimos anos tem sido a descentralização e a distribuição de startups no país, já que 57,6% delas estão localizadas na região sudeste, sendo que as regiões norte e nordeste, respectivamente, contam com apenas 4,6% e 11,5%.

“Tivemos um crescimento relevante nos investimentos no norte e nordeste do país, mas ainda é necessário trazer um olhar regionalizado que permita a melhor distribuição de recursos pelo território brasileiro. Há alguns anos já estamos fazendo um movimento bastante forte na Abstartups para promover encontros em todas as regiões do país, gerando networking e conectando investidores a iniciativas inovadoras”, finaliza.

O aumento de investimentos e destaques de startups nas regiões Norte e Nordeste também auxiliam na maior diversidade de pessoas, fundadoras das empresas. Segundo a Fundação Seade, os estados da Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%. Com o aumento de startups nas regiões, o número de pessoas negras e pardas irá crescer, já que de acordo com o último mapeamento, apenas 6% das pessoas fundadoras são pretas e 17,6% são pardas.

Para acessar o mapeamento completo, clique aqui.

Sobre a Abstartups

Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), nasceu em um momento em que o conceito de startups ainda era novidade no Brasil. Ao longo dos anos, empreendedores de diversas regiões do país começaram a se conectar, impulsionando um movimento que viria a transformar o cenário de inovação nacional. A Abstartups surgiu da união desses empreendedores, com a missão de criar uma rede coesa e colaborativa, voltada para o aprendizado, fomento e geração de oportunidades para startups brasileiras. Hoje, a associação existe para construir o ambiente ideal para que as startups possam transformar o Brasil. A atuação da associação ocorre de maneira transversal ao ecossistema, buscando criar e fomentar relações entre todos os seus agentes. Ao longo dos seus 13 anos de existência, já realizou 150 eventos com mais de 180 mil empreendedores impactados.

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

PIX

CVC

ALLIANZ